Telefone
+55 (11) 9 9906-5183
E-mail
administracao@amaroconsultoria.com.br
Hoje no Brasil menos de 60 empresas possuem um sistema integrado de gestão com esta robustez e, em nosso seguimento de negócio, temos somente a AMARO – Gestão Empresarial Ltda., resultado este que a eleva a um seleto grupo de empresas no ramo que atua.
A AMARO Consultoria recebeu no dia 19 de novembro de 2015 a visita da Sra. Verônica Pereira do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e representante da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido).
Para que uma pequena, média ou grande empresa possa sobreviver atualmente, o compromisso com a qualidade de produtos e serviços oferecidos ao cliente é fundamental. Para apoiar o desenvolvimento de diferentes negócios no país, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido) firmaram um convênio de colaboração técnica com o objetivo de desenvolver uma pesquisa para avaliar o impacto da certificação ISO 9001 do ponto de vista de todas as partes interessadas (incluindo organizações certificadas e seus clientes, bem como organismos de certificação e também o Inmetro / Cgcre, organismo nacional de acreditação).
A AMARO Consultoria como empresa certificada nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001, OHSAS 18001 e SA 8000, contribuiu para a realização do diagnóstico das certificações ISO 9001 no Brasil.
Durante a visita, a auditora do Inmetro / Unido apresentou algumas sugestões, porém parabenizou toda a equipe da AMARO pelo sistema de gestão integrada, demonstrando o compromisso com a qualidade dos serviços prestados.
Atendendo às normas e padrões de certificação e preocupada com a manutenção e a melhoria contínua de seus processos, a AMARO – Gestão Empresarial Ltda. planeja e executa atividades regulares de monitoramento da eficácia do Sistema Integrado de Gestão, tais como:
- AUDITORIA INTEGRADA DE MANUTENÇÃO REALIZADA PELA CERTIFICADORA: Última auditoria integrada realizada nos dias 23 e 24/03/15 para a manutenção da certificação da consultoria onde não tivemos nenhuma não conformidade e/ou oportunidades de melhoria e também foi realizada uma segunda auditoria para manutenção dos sistema de gestão de responsabilidade social no dia 25/09/15 onde também não tivemos nenhuma não conformidade e/ou oportunidades de melhoria.
Está agendado para os dias 28, 29 e 30/03/16 nossa auditoria de recertificação do sistema integrado de gestão junto a certificadora RINA.
- AUDITORIA INTERNA INTEGRADA: Planejada e executada anualmente pelo corpo de auditores internos e de forma integrada, levando em consideração todos os requisitos legais aplicáveis ao Sistema Integrado de Gestão. Último ciclo foi realizado em 29/01/2016, cujos apontamentos de desvios e oportunidades de melhoria veem sendo tratados através de ações corretivas, preventivas e melhorias, que terão sua eficácia avaliada em eventos futuros, sendo elas:
- PA-001/16 (Ação preventiva) - Recomenda-se reavaliar a necessidade de incluir data completa na previsão de início e previsão de fim, onde poderia ser somente mês e ano, tendo em vista que a data pode variar em virtude de acordo e disponibilidade do próprio cliente, evitando a necessidade de documentar reacordo sempre que fugir da data prevista;
- PA 002/16 (Ação corretiva) - Não foi evidenciado o estabelecimento dos controles aplicáveis ao registro “Lista de Fornecedores” utilizado para gerir a qualificação dos fornecedores, incluindo a reavaliação, conforme requerido na ISO9001:2008.
- AUDITORIA DE REQUISITOS LEGAIS: Planejada e executada anualmente pelo corpo de auditores internos e de forma integrada, levando em consideração todos os requisitos legais aplicáveis ao Sistema Integrado de Gestão. Último ciclo realizado em 11/01/2016, onde não tivemos nenhuma não conformidade.
- ANÁLISE CRÍTICA PELA DIREÇÃO: Planejada e executada no mínimo anualmente esta reunião conta com a participação do corpo diretor e gestor da AMARO – Gestão Empresarial Ltda., incluindo representante da direção e dos trabalhadores. No último evento realizado em 29/02/16, foram analisados criticamente os resultados alcançados pelos processos e sistemas de gestão ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e SA 8000, apurados no ano de 2015, tendo como principal saída a disponibilidade de recursos para manutenção e melhoria contínua dos resultados. Próximo evento previsto para março de 2016, para análise dos resultados alcançados em 2016.
PRINCIPAIS MONITORAMENTOS DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO APURADOS EM 2015
- Pesquisa de treinamentos (satisfação do cliente)
Meta 2015: maior ou igual a 4,25 // Resultado 2015: 4,71
- Pesquisa de satisfação dos clientes (satisfação do cliente)
Meta 2015: maior ou igual a 4,50 // Resultado 2015: 4,87
- Quantidade de reclamações / infrações ambientais, SST e responsabilidade social verídicas
Meta 2015: 0 // Resultado 2015: 0
- BNW - Basic Needs Wage (Calculo de Necessidades Básicas)
Meta 2015: maior ou igual a definição do SAI (10%) // Resultado 2015: 73,10
- Índice do SGI do fornecedor (qualidade, meio ambiente, SST e Responsabilidade Social)
Meta 2015: maior ou igual a 80% // Resultado 2015: 100%
- Consumo de energia elétrica x colaborador
Meta 2015: menor ou igual a 0,35% // Resultado 2015: 0,69%
- Incidentes do trabalho
Meta 2015: 0 // Resultado 2015: 0
- Acidente sem afastamento
Meta 2015: 0 // Resultado 2015: 0
- Acidente com afastamento até 15 dias
Meta 2015: 0 // Resultado 2015: 0
- Acidente com afastamento maior que 15 dias
Meta 2015: 0 // Resultado 2015: 0
- Número de afastamentos por doenças do trabalho
Meta 2015: 0 // Resultado 2015: 0