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2014 - Desempenho do SIG - Sistema Integrado de Gestão da AMARO – Gestão Empresarial Ltda.

A AMARO Gestão Empresarial está chegando aos 15 anos com seu sistema integrado de gestão certificado nas normas NBR ISO-9001:2008 (qualidade), NBR ISO-14001:2004 (meio ambiente), BS OHSAS-18001:2007 (saúde e segurança do trabalho) e Padrão SA-8000:2008 (responsabilidade social).

Hoje no Brasil somente 72 empresas possuem um sistema integrado de gestão com esta robustez e, em nosso seguimento de negócio, temos somente duas empresas com estas qualificações, sendo uma delas a AMARO – Gestão Empresarial Ltda., resultado este que a eleva a um seleto grupo de empresas no ramo que atua.

Atendendo às normas e padrões de certificação e preocupada com a manutenção e a melhoria contínua de seus processos, a AMARO – Gestão Empresarial Ltda. planeja e executa atividades regulares de monitoramento da eficácia do Sistema Integrado de Gestão, tais como:

 

- AUDITORIA INTEGRADA DE MANUTENÇÃO REALIZADA PELA CERTIFICADORA: Última Auditoria realizada em 26, 27 e 28/03/14 para a certificação da consultoria onde tivemos duas oportunidades de melhoria, sendo elas:

- Requisito 4.4.5 da norma NBR ISO-14001:2004 - Recomenda-se melhorar a demonstração das validações/controles dos documentos externos do sistema de gestão;

- Requisito 4.6 da norma NBR ISO-14001:2004 - Recomenda-se melhorar os registros da destinação do descarte de resíduos.

Em 25/11/14 foi realizada a auditoria semestral do Padrão SA-8000:2008 onde obtivemos duas oportunidades de melhoria, sendo elas:

- Requisito 9.5 da SA-8000:2008 - Recomenda- se verificar uma forma de apresentar os resultados dos indicadores de forma que se possa acompanhar o resultado atual quando aplicável (neste caso não houve tomada de ações por parte da consultoria por acharmos que não agregaria valor devido aos resultados alcançados pela consultoria);

- Requisito 9.7 da SA-8000:2008 - Recomenda-se melhorar a sistemática de registros de visitas em fornecedores.

Está agendado para os dias 23, 24 e 25/03/15 nossa auditoria de manutenção do sistema integrado de gestão junto a certificadora RINA.

 

- AUDITORIA INTERNA INTEGRADA: Planejada e executada anualmente pelo corpo de auditores internos e de forma integrada, levando em consideração todos os requisitos legais aplicáveis ao Sistema Integrado de Gestão. Último ciclo realizado em 22 e 23/01/2015, cujos apontamentos de desvios e oportunidades de melhoria veem sendo tratados através de ações corretivas, preventivas e melhorias, que terão sua eficácia avaliada em eventos futuros, sendo elas:

- PA-001/15 (Ação preventiva) - O cronograma poderia ser melhorado incluindo atividades como atualização do cálculo BNW;

- PA 002/15 (Ação corretiva) - Evidenciado cronograma do projeto desatualizado através do sistema online. Evidenciada negociação comercial para as visitas excedentes através de e-mail 15/11/2014, porém não evidenciado o replanejamento das atividades de implementação através do cronograma do projeto bem como a justificativa para o atraso e excesso de visitas através do campo pendências e reacordos do sistema online.

- PA-003/15 (Ação de melhoria) -As ferramentas de comunicação social “Facebook e Linkedin” poderiam ser melhor exploradas para atingir o público, no que diz respeito às questões de meio ambiente, saúde e segurança e responsabilidade social, incluindo publicação dos DMS.

 

- AUDITORIA DE REQUISITOS LEGAIS: Planejada e executada anualmente pelo corpo de auditores internos e de forma integrada, levando em consideração todos os requisitos legais aplicáveis ao Sistema Integrado de Gestão. Último ciclo realizado em 18/12/2014, cujos apontamentos de desvios foram tratados através de ações corretivas que terão sua eficácia avaliada em eventos futuros, sendo eles:

- PA-009/14 (Ação corretiva) – IT-17 do CBSP de 07/05/14 - Não foi evidenciado registro de reunião mensal com os membros da brigada conforme requisito legal citado.

 

- ANÁLISE CRÍTICA PELA DIREÇÃO: Planejada e executada no mínimo anualmente esta reunião conta com a participação do corpo diretor e gestor da AMARO – Gestão Empresarial Ltda., incluindo representante da direção e dos trabalhadores. No último evento realizado em 21/02/15, foram analisados criticamente os resultados alcançados pelos processos e sistemas de gestão ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e SA 8000, apurados no ano de 2014, tendo como principal saída a disponibilidade de recursos para manutenção e melhoria contínua dos resultados. Próximo evento previsto para fevereiro de 2016, para análise dos resultados alcançados em 2015.

 

PRINCIPAIS MONITORAMENTOS DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO APURADOS EM 2014

- Pesquisa de treinamentos (satisfação do cliente)

Meta 2014: maior ou igual a 4 // Resultado 2014: 4,37


- Pesquisa de satisfação dos clientes (satisfação do cliente)

Meta 2014: maior ou igual a 4,01 // Resultado 2014: 4,81


- Quantidade de reclamações / infrações ambientais, SST e responsabilidade social verídicas 

Meta 2014: 0 // Resultado 2014: 0


- BNW - Basic Needs Wage (Calculo de Necessidades Básicas)

Meta 2014: maior ou igual a definição do SAI (10%) // Resultado 2014: 74,46


- Índice do SGI do fornecedor (qualidade, meio ambiente, SST e Responsabilidade Social) 

Meta 2014: maior ou igual a 80% // Resultado 2014: 100%


- Consumo de energia elétrica x colaborador 

Meta 2014: menor ou igual a 0,40% // Resultado 2014: 0,36%


- Incidentes do trabalho

Meta 2014: 0 // Resultado 2014: 0


- Acidente sem afastamento 

Meta 2014: 0 // Resultado 2014: 0


- Acidente com afastamento até 15 dias 

Meta 2014: 0 // Resultado 2014: 0


- Acidente com afastamento maior que 15 dias 

Meta 2014: 0 // Resultado 2014: 0


- Número de afastamentos por doenças do trabalho 

Meta 2014: 0 // Resultado 2014: 0