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Notícias

Boletim informativo nº 4
A ISO 14001, padrão mais popular do mundo para a gestão ambiental, está agora sob revisão, com uma versão devendo estar disponível no início de 2015 e levará em consideração uma série de questões de que as organizações são capazes de crescer de forma sustentável.

A segunda ação vem dos "Desafios futuros para EMS Study Group", que avaliaram as implicações potenciais da evolução expectativas das partes interessadas e novos desenvolvimentos em sistemas de gestão ambiental. O grupo de trabalho analisou onze temas-chave, juntamente com os obstáculos e as oportunidades para aumentar a absorção de ISO 14001 em pequenas organizações para controlar o impacto ambiental na cadeia de abastecimento, envolver as partes interessadas e a comunicação externa.

No total, o Grupo de Estudos Desafios Futuro apresentou 25 recomendações para a consideração na nova revisão da ISO 14001:
1. Ao considerar novas exigências em uma versão revista da ISO 14001, deve-se lembrar que o padrão SGA é uma ferramenta para melhorar a gestão ambiental - assim novas exigências não devem ser definidas de tal forma que eles só reflitam as melhores práticas pois poderia dissuadir ou excluir as organizações a usarem este padrão. O uso de "textos explicativos (anexos)" deve ser considerado para mostrar como requisitos poderiam ser aplicados de uma forma cada vez mais abrangente;
2. Uma organização deve manter a responsabilidade de alinhar seus processos com as suas prioridades ambientais e empresariais;
3. Fortalecer o foco em temas como: Transparência e responsabilidade nas questões de gestão ambiental e de desempenho da cadeia de influência e valor e responsabilidade;
4. Expresse gestão ambiental de forma mais clara como contribuir para o desenvolvimento sustentável (o pilar fundamental da responsabilidade social);
5. Ampliar / clarificar o conceito de "prevenção da poluição";
6. Considere abordar outros princípios ambientais da ISO 26000 (responsabilidade social), Cláusula 6.5;
7. Considere alinhando linguagem entre ISO 26000 e ISO 14001;
8. Esclarecer os requisitos da ISO 14001 para melhorar o desempenho ambiental;
9. Fortalecer a avaliação de desempenho como parte da ISO 14001 4.5.1 (por exemplo, uso de indicadores); considerar como avaliação de desempenho são os destinatários da norma ISO 14031 (avaliação de desempenho ambiental), ISO 50001 (gestão de energia) e no EMAS III (UE Eco-Management and Audit Scheme) e GRI (Global Reporting Initiative);
10. Comunique-se a abordagem e mecanismo de alcançar a conformidade legal em ISO 14001 (por exemplo, em anexo);
11. Abordar o conceito de "demonstração do compromisso com a conformidade legal"
12. Considere incluir o conceito de demonstrar conhecimento e compreensão do status de conformidade da organização;
13. Enfatizar as considerações estratégicas, benefícios e oportunidades de gestão ambiental para as organizações na introdução dos requisitos das seções;
14. Fortalecer (a nível estratégico) a relação entre gestão ambiental e do negócio principal de uma organização, ou seja, seus produtos e serviços e da interação com as partes interessadas (incluindo clientes e fornecedores);
15. Use o "contexto da organização" para reforçar a ligação entre a gestão ambiental e estratégia global da organização;
16. Considere as implicações de novos modelos de gestão de negócios (estratégicos) na aplicação ISO 14001;
17. Projeto ISO-14001 claro e inequívoco;
18. Fornecer orientação mais clara no Anexo A, para evitar má interpretação dos requisitos;
19. Manter a aplicabilidade da ISO 14001 para as PME, por exemplo, a elaboração de requisitos simples e compreensíveis;
20. Considere as informações dadas no Comité Europeu de Normalização CEN Guide 17, Orientações para os padrões de escrita, levando em conta as micro, pequenas e médias empresas (PME);
21. Tratar o pensamento de ciclo de vida do produto e da cadeia de valor na identificação e avaliação dos aspectos ambientais relacionados a produtos e serviços;
22. Incluir requisitos e orientação sobre estratégia ambiental, design e desenvolvimento, compras e atividades de marketing e vendas, em alinhamento com as prioridades organizacionais;
23. Introduzir uma abordagem mais sistemática para identificar, consultar e comunicação com as partes interessadas sobre as questões ambientais;
24. Introduzir um requisito para estabelecer uma estratégia de comunicação externa, incluindo os objetivos de comunicação, identificação das partes interessadas relevantes, e uma descrição do que e quando se comunicar;
25. Fornecer orientação às partes interessadas externas em anexo sobre a informação relacionada com os aspectos ambientais dos produtos e serviços.


Bibliografia
http://www.bsigroup.com
http://www.iso.org