• Telefone
    +55 (11) 9 9906-5183

  • E-mail
    administracao@amaroconsultoria.com.br

Notícias

Boletim informativo nº 3
Todos os sistemas de gestão ISO compartilham elementos comuns. Mas, apesar disso, esses sistemas chegam em muitas formas e estruturas muito diferentes o que pode levar à confusão e dificuldades quando eles são implementadas.

A ISO iniciou trabalhos para proporcionar uma estrutura idêntica, texto, termos e definições comuns para todas as normas do sistema de gestão do futuro. Isto significa que para o futuro as normas de sistemas de gestão revisadas serão coerentes e mais simples de integrar.

A estrutura revista também fará com que as normas fiquem mais fácil de ler - levando a uma melhor compreensão por aqueles encarregados de implementá-las.

Esta nova estrutura de alto nível é por vezes referido como anexo SL e todos os comitês técnicos da ISO que desenvolvem normas de sistemas de gestão irão aplicar este conceito em seu projeto. Está estrutura de alto nível é projetado para alinhar formato, texto, termos e definições, e ainda dando flexibilidade aos desenvolvedores de normas para integrar seus tópicos técnicos e requisitos. ISO 9001:2015 adotará a nova estrutura de alto nível e terá o seguinte esquema:

Cláusula 1: Âmbito

Cláusula 2: Referências normativas

Cláusula 3: Termos e definições

Cláusula 4: Contexto da organização - Refere-se ao âmbito de a organização. Esta é uma nova exigência e destaca a necessidade para a administração de entender as expectativas de todas as partes relevantes. A administração irá precisar saber como interna e externa desafios podem afetar sua capacidade de satisfazer as expectativas. Esta cláusula está intimamente ligada a liderança, o que significa que sistemas de gestão não podem mais ser realizada na base do comprometimento, mas deve fazer parte da estratégica direção da empresa. Isso vai ajudar a elevar os padrões na sala de reuniões e alinhar os sistemas de gestão com as necessidades do negócio e também irá analisar a gestão de processos. A partir de agora as empresas precisam determinar o risco de processo e ter medidas de controle para garantir o funcionamento eficaz. Nesta cláusula também será necessário atribuir responsabilidades para determinados processos ou grupos de processos.

Cláusula 5: Liderança - Esse requisito foi definido em para garantir políticas de qualidade estão alinhados com direção estratégica. Isso irá ajudar as organizações para identificar, avaliar e gerir todos os riscos que poderiam se interpõem no caminho de atender aos requisitos do produto. A cláusula 5 também destaca a necessidade de atribuir a responsabilidade para gerenciamento de processos.

Cláusula 6: Planejamento - Esta secção vai agora vai substituir a necessidade de ações preventivas pelo foco em risco e as oportunidades (prevenções) que se relacionam com a conformidade do produto e satisfação do cliente. Cláusula 6 também estabelece melhores condições para ajudar as organizações a gerirem a mudança.

Cláusula 7: Suporte - Olha como gerenciar recursos mais eficazmente. Também inclui um novo requisito para determinar, presente e manter o conhecimento para satisfazer continuamente as necessidades dos clientes e melhorar a sua satisfação. Outra mudança refere-se aos requisitos de competência que serão relacionados com cada processo ou conjunto de processos dentro das organizações.

Cláusula 8: Operação - Tem dois novos requisitos, o primeiro é o planejamento de contingência para melhorar a comunicação com o cliente, enquanto o segundo olha formas de avaliar a adequação de um projeto antes que ele chegue na operação. A cláusula 8 também especifica a importância de controlar todas as atividades terceirizadas, através da gestão eficiente de riscos.

Cláusula 9: Avaliação de desempenho - Inclui o monitoramento mais forte, os requisitos de medição e também introduz como isso funciona em relação ao risco e a eficácia do sistema de gestão da qualidade de uma organização.

Cláusula 10: Melhoria - Estabelece uma mais estruturada abordagem para a Melhoria Contínua e Auditorias Internas.

De acordo com a especificação do projeto, a norma revisada irá fornecer uma estrutura estável, com um conjunto básico de necessidades para os próximos dez anos ou mais. Estes irão ficar genérico, mas serão relevantes para organizações de todos os tipos e tamanhos operando em qualquer setor. Mantendo o foco atual sobre a gestão eficaz do processo, o padrão também irá refletir as mudanças na gestão da qualidade e práticas e tecnologias do sistema uma vez que a última grande revisão em 2000. Através da aplicação do Anexo SL, a norma revisada vai melhorar a compatibilidade e alinhamento com as outras normas ISO normas de sistemas de gestão.

A ISO 9001:2015 também irá melhorar implementação e a conformidade nas auditorias de 1ª, 2ª e 3ª partes. Usando uma linguagem simplificada e estilos de escrita, a nova norma atualizada vai ajudar a todos os interessados a compreender e interpretar melhor áreas-chave.

Quando ISO 9001:2000 foi introduzido pela primeira vez, houve um período de transição de três anos para as organizações certificadas para fazer a mudanças necessárias e manter a sua certificação. Foi confirmado pela IAF - International Accreditation Forum que ISO 9001:2015, têm a mesma transição período de três anos.


Bibliografia
http://www.bsigroup.com
http://www.iso.org